5 coisas que podem anular a garantia do seu pneu
Você sabia que alguns hábitos podem diminuir a garantia do pneu?
Quando compramos um pneu, muitas vezes esquecemos que há alguns fatores que são prejudiciais e podem causar danos a curto e longo prazo, dependendo de como você cuida do seu veículo.
Os pneus do carro têm um tempo de vida útil, ou seja, um tempo estimado que podem ser usados sem perder sua qualidade. Sendo assim, após esse período é comum que haja um desgaste, sendo necessário realizar alguns reparos ou até mesmo trocá-los.
A garantia é um prazo dado pelo fabricante, contra falhas de projeto, seja na matéria prima ou mão-de-obra, ou seja, contra qualquer defeito de fabricação que venha ser constatado durante o uso, está excluída des desta garantia as avarias de natureza acidental e aquelas decorrentes de uso inadequado do produto.
Quais os hábitos que podem anular a garantia do seu pneu?
Todos as fabricantes de pneus oferecem 5 anos de garantia do produto contra defeitos de fabricação. O período é contado a partir da data de emissão da nota fiscal de compra do pneu ou do veículo novo com equipamento original. Na falta do comprovante de compra, a data que pode ser considerada é a de fabricação do pneu. E para saber quando ele foi produzido, basta olhar na sua lateral, onde consta o código DOT.
Existem alguns hábitos que podem anular a garantia do pneu e diminuir a vida útil deles, como por exemplo:
– Pneu não foi calibrado corretamente;
– Não fazer alinhamento, balanceamento e cambagem;
– Ultrapassar o excesso de carga afeta na garantia do pneu;
– Presença de bolhas e furos afetam na garantia do pneu;
– Problemas mecânicos no sistema de suspensão, direção, amortecedores e freios dos veículos;
Para manter seus pneus sempre em bom estado, mantenha o alinhamento e balanceamento sempre em dia.
1 Comentários
Muito obrigado gostei das dicas