Atendimento: Seg à Sex 8h às 18h • ️Sáb 8h às 14h
Central de atendimento
 Camber e Caster: Saiba mais sobre eles e veja pelo ângulo certo.

Camber e Caster: Saiba mais sobre eles e veja pelo ângulo certo.

Quem é apaixonado por Fórmula 1 a ponto de acompanhar o que rola nos back stages das equipes, certamente está familiarizado com essas dois nomes: Caster e Camber. Isso porque esses dois “ângulos” vivem esquentando a cabeça dos técnicos das escuderias em razão da

importância que eles exercem no desempenho daqueles supercarros. Mas não vá pensando você que o Caster e Camber são fundamentais só para o Lewis Hamilton, o Max Verstappen ou o Charles Leclerc. Nada disso, companheiro. Eles são imprescindíveis para o seu possante também. Agora, se falar em Caster e Camber tá falando grego pra você, fica ligadíssimo que chegou o momento de descobrir a funcionalidade dessa dupla.

Para início de conversa, vamos começar pelo caster: ele nada mais é do que o ângulo que se forma entre o pino mestre da roda do carro

em relação ao plano vertical visto de lado, algo fundamental para a estabilidade, aderência dos pneus e velocidade final do veículo.

A verificação do cáster precisa ocorrer quando o condutor percebe baixa estabilidade do seu carro em altas velocidades, dificuldade em realizar manobras e direção pesada.

Já o camber é um ajuste da inclinação das rodas de um veículo em relação a um plano vertical, com o objetivo de controlar seu rolamento ou desentortar uma deformação. O ângulo de camber faz parte das leituras de geometria da suspensão, necessárias para o correto

alinhamento do carro.

Ângulos, medidas, cálculos… a princípio, camber e caster parecem aquelas equações matemáticas complicadas, mas na verdade são procedimentos relativamente simples e que podem ser ajustados com rapidez.

Não deixe de verificar os do seu carro e dirija com a segurança de um Fórmula 1 por aí.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *