Atendimento: Seg à Sex 8h às 18h • ️Sáb 8h às 14h
Central de atendimento
 Rodízio de Pneus: Tudo que você precisa saber.

Rodízio de Pneus: Tudo que você precisa saber.

Os pneus sofrem desgaste irregular entre aqueles que ficam no eixo dianteiro e aqueles que ficam no eixo traseiro do veículo.

Por esse motivo, é recomendado fazer o rodízio periodicamente, mas é importante estar atento ao prazo indicado e as regras que precisam ser seguidas, essas regras sofrem variação de acordo com o tipo de pneu e também o tipo de carro. A consulta ao manual do proprietário e a busca de um profissional qualificado para efetuar o rodizio é fundamental.

O que é o rodízio de pneus?

O rodízio consiste na troca de posição dos pneus entre os eixos dianteiro e traseiro para assegurar que a borracha sofra sempre um desgaste por igual. Sendo assim, é indicado também incluir o estepe e este precisa ser da mesma medida das demais rodas.

Por que fazer o rodízio?

A importância dos pneus apresentarem um desgaste uniforme é que dessa forma, eles terão desempenho melhor quanto a dirigibilidade e frenagem. O rodízio também aumenta a vida útil do pneu, o rodízio ainda ajuda no consumo de combustível. No caso de não executar o rodizio afeta o desgaste de outros componentes como a suspensão.

Quando fazer?

O prazo indicado para fazer o rodízio dos pneus estará sempre descrito no manual do proprietário do veículo. É essa a recomendação que você deve seguir. Ele varia conforme o carro e o tipo de pneu. Em geral, varia entre 5.000 e 10.000 km. Contudo, na ausência de uma indicação do fabricante, algumas marcas de pneus recomendam o rodízio a cada 8.000 km para pneus radiais e a cada 5.000 km para os diagonais.

Lembre-se que após o rodízio é fundamental fazer o alinhamento e o balanceamento, além de calibrar a pressão.

Ter um autocenter de confiança é extremamente importante, desta forma conheça uma de nossas lojas, o Grupo Centro Automotivo é a maior rede de soluções automotivas do Rio de Janeiro, com mais de 20 anos de experiência.

Acelera pra cá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *