Filtro do ar condicionado. Você sabia que ele existe? Saiba quando trocar
Se existem três coisas que o brasileiro adora, são: futebol, praia e ar condicionado do carro gelaaando! Até aí, tudo bem. Quem não gosta? Vivemos em um país tropical e essas coisas combinam perfeitamente com o nosso clima, concorda?
Mas… como nada é perfeito, temos um problema: o ar condicionado. Não ele em si propriamente, mas a necessidades de manutenção e higienização regulares que ele exige e nem sempre são feitas pelo proprietário do veículo.
Quer ver? vamos fazer um teste: responda rápido: qual o intervalo de tempo necessário para a revisão do ar condicionado de um carro de passeio? Ahá! Te pegamos. Com certeza, você e muitos motoristas não saberão responder. Mas fique tranquilo, estamos aqui para te dizer isso.
Vamos lá, nobre motô: os filtros do ar condicionado do seu carro são fundamentais para manter a qualidade do ar interno e, consequentemente da saúde do motorista e dos passageiros.
E vale lembrar que, mesmo não interferindo no funcionamento do carro, o filtro vencido (ou danificado pelo uso) impede o correto fluxo de ar e isso faz com que o sistema seja forçado e acaba reduzindo seu rendimento.
Por esses motivos que os filtros do ar-condicionado do carro precisam ser limpos e trocados. Calma, senta aí que tem mais:
não existe um prazo por quilometragem aconselhado para a troca do filtro, pois esse tempo varia de acordo com o uso do veículo e do sistema de ar condicionado. Em média, é indicado que a verificação seja feita a cada seis meses.
Agora, se você circula muito em cidades grandes onde a incidência de poluição é maior, o indicado é de quatro em quatro meses.
Um bom sinalizador da necessidade da troca do filtro é a cor: quando ele está intacto a cor é branca. Isso significa que se após a limpeza o filtro voltar a sua cor de origem, não será necessário substituí-lo. Mas se ao invés da cor branca surgirem manchas escurecidas, é sinal de contaminação por bactérias, nesse caso o ideal é realizar a troca imediatamente, não tem jeito.
Se existe um lado bom nessa história é que um filtro novo de ar condicionado automotivo não é um componente caro e a mão de obra para a troca também não é dispendiosa.
Não efetuar a troca necessária pode dar mais problema na saúde e no carro do que no bolso.