Atendimento: Seg à Sex 8h às 18h • ️Sáb 8h às 14h
Central de atendimento
 Zinabre na bateria? Fique atento!

Zinabre na bateria? Fique atento!

Sabe aquela sujeira esverdeada que fica nos polos da bateria do seu carro?  Ela é chamada de zinabre Zinabre é a sujeira esverdeada que fica nos polos da bateria do seu carro,  você saber porque isso acontece e como pode evitá-la?

O nome pode parecer algo muito complexo, mas com certeza você já viu zinabre na bateria do seu carro. Sabe aquela sujeira esverdeada que fica nos polos da bateria do seu carro é justamente o Zinabre, e ela forma uma crosta nessa área.

Não é nada assustador mas, se não for dada a devida atenção durante a manutenção preventiva, o Zinabre pode comprometer não só o funcionamento do bateria, como de todos os sistemas que precisam da bateria para funcionar.

Pra resumir, o Zinabre é o resultado da oxidação que ocorre nas partes externas da bateria, bem comum em contatos metálicos e principalmente nos polos de ligação. Ela aparece quando o cobre e as ligas metálicas que possuem cobre entram em contato com o ar úmido e o gás carbônico.

Esse processo é bastante parecido com a ferrugem no ferro, por exemplo. E o problema é de fácil identificação, logo no seu início, por conta do esverdeamento da área.

Agora que você já sabe que é comum, principalmente em cidades que possuem temperaturas mais altas durante o verão. Queremos te mostrar algumas ações ajudarem a prevenir o Zinabre, vamos lá?

Uma forma simples de remover o Zinabre da bateria é jogando água quente no local. Basta jogar a água quente sobre a área em que a corrosão está depositada para dissolvê-la.

Mas tenha muito cuidado para que a água quente não atinja outros componentes do motor.

Também indicamos a utilização de feltros umedecidos para coibir a reação que forma o Zinabre. Sendo assim, enquanto os feltros estiverem funcionando corretamente, a oxidação não acontecerá.

Mas se você busca uma maneira efetiva para eliminar o Zinabre na bateria é procurar auxílio especializado, em uma de nossas lojas parceiras. Dessa forma, você terceiriza essa preocupação e ainda terá garantia pelo serviço prestado.

Quais os riscos de não remover o zinabre?

O problema principal do Zinabre na bateria é que ele prejudica a condutividade da corrente elétrica,  e isso irá afetar o funcionamento da bateria e de todos os circuitos elétricos que precisam da bateria.

Em paralelo, ele pode dificultar o carregamento da bateria pelo alternador, causar curtos elétricos, falhas na partida, superaquecimento dos cabos e conectores e falhas nos sistemas elétricos e eletrônicos do veículo, como faróis, som e injeção.

Você não vai deixar que um probleminha, se transforme em um problemão, vai?

Agende sua manutenção preventiva em uma de nossas lojas parceiras, verifique esse e outros componentes fundamentais para o funcionamento do seu carro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *